terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Quercus - Projecto EcoFamílias – Água conseguiu reduzir consumos em 20%

Apresentação de resultados decorreu ontem, às 18h, em Faro

A Quercus – ANCN apresentou ontem os resultados do programa EcoFamílias-Água, a primeira iniciativa no âmbito do projecto EcoCasa-Água.´O evento ocorreu na sede da empresa Águas do Algarve, em Faro, pelas 18h.´O projecto, iniciado em 2007, resultou de uma parceria entre a Quercus e a empresa Águas do Algarve, S.A., tendo acompanhado, durante o ano de 2008, dez famílias residentes da região do Algarve – as EcoFamílias-Água.

Durante um ano, caracterizaram-se os consumos de água destas EcoFamílias e, a partir dos resultados obtidos, foram promovidos planos personalizados de uso eficiente de água para cada família.

Tendo como base um conjunto de informações relativas à poupança de água, procedeu-se à instalação, no mês de Junho, de redutores de caudal nos chuveiros e torneiras das casas de banho e cozinhas, com o objectivo de avaliar até que ponto a introdução deste equipamento poderia contribuir para reduzir o consumo de água.

No decorrer do projecto, constatou-se, de facto, uma diminuição do consumo médio diário das famílias de cerca de 20%. Nos dispositivos onde houve intervenção, a maior redução registou-se nos duches (60%). Na lavagem de mãos, o consumo diminuiu cerca de 50% e quer na lavagem manual de loiça, quer na lavagem de dentes atingiu reduções próximas de 40%.

As famílias abrangidas ficaram também mais conscientes da sua utilização de água nas várias actividades domésticas, já que ao longo deste ano puderam acompanhar diariamente os respectivos consumos através da internet, numa página desenvolvida para o efeito.

Lisboa, 19 de Fevereiro de 2009

A Direcção Nacional da
Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza


Link: http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?categoryID=567&articleID=2690

Fonte: Quercus

Sem comentários:

Enviar um comentário